Pecuária

Tereza Cristina anuncia criação da Câmara Setorial de Carnes

O objetivo da ministra da Agricultura é construir uma frente fortalecida, que contemple diversos tipos de proteína animal

boi, frango e suino
Montagem: Canal Rural

A ministra da Agricultura, Tereza Cristina, anunciou nesta quarta-feira, dia 23, que criará a Câmara Setorial de Carnes. A informação foi divulgada no perfil do ministério, após a reunião com o presidente da Associação Brasileira de Frigoríficos (Abrafrigo), Péricles Salazar.

Segundo a postagem, temas como melhora no diálogo e transparência foram abordados. “Para isso eu vou fazer a Câmara Setorial de Carnes, vai ser uma câmara só e vocês nos ajudem a dizer o que o setor precisa”, disse a ministra.

Até o momento, as câmaras setoriais são geridas separadamente. No entanto, o objetivo da ministra é criar uma unificada, mais fortalecida e que contemple diversos tipos de proteína animal.

Ainda de acordo com o tuíte, Tereza Cristina falou sobre a adoção de medidas de autocontrole entre os frigoríficos. “O processo inicial é de vocês; vocês é que têm que cuidar, é que são responsáveis. Se a gente chegar numa auditoria e comprovar que tem coisa errada as punições serão mais fortes, caneta pesada”, afirma a publicação no Twitter da pasta.

Tereza Cristina anunciando a criação da Câmara Setorial de Carnes a representantes do setor.
Tereza Cristina anunciando a criação da Câmara Setorial de Carnes a representantes do setor. – Foto: Ministério da Agricultura/divulgação

A assessoria de imprensa da ministra acrescentou que Tereza pretende enviar uma regulamentação ao Congresso Nacional ainda neste semestre sobre a questão do autocontrole no setor de proteína animal, mas não começará pelas carnes. Possivelmente, o tema começará a ser abordado pelo segmento leiteiro.