Pecuária

Suriname vai importar material genético de bovinos e bubalinos do Brasil

Os países negociavam desde 2016 a liberação dos embarques; nesta segunda-feira, dia 14, o Ministério da Agricultura recebeu o certificado necessário

conservação de semen bovino
Foto: Embrapa

O governo do Suriname aprovou a importação de sêmen e embriões bovinos e bubalinos in vivo e in vitro do Brasil. Nesta segunda-feira, dia 15, o Ministério da Agricultura recebeu o Certificado de Saúde Animal do vizinho sul-americano.

As negociações começaram em novembro de 2016, para alinhar a certificação firmada pelo ministério nos embarques de sêmen bovino aos controles operacionais realizados pelas centrais de coleta e processamento deste material.

O ministério, a Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil (CNA) e a Associação Brasileira de Criadores de Zebu (ABCZ) se uniram em 2015 para mapear oportunidades para ampliar mercados importadores de material genético bovino.

Nova call to action
Segundo a pasta, a estratégia deu certo devido aos avanços sanitários do Brasil, principalmente o reconhecimento pela Organização Mundial de Saúde Animal (OIE) do país ser livre da febre aftosa com vacinação.

“Contribuiu também o melhoramento genético realizado nos últimos 50 anos, com a formação de rebanho de origem taurina e zebuína de alto desempenho, além do desenvolvimento de técnicas de transferência de material genético no campo, e o investimento feito pelos centros de coleta e processamento de sêmen e embriões em tecnologia e de biosseguridade, para atender às especificações internacionais”, diz o ministério, em nota.

Vendas de sêmen cresceram 9% em comparação com 2017