Governo da China diz que peste suína está controlada

Entidades internacionais se dizem preocupadas quanto à veracidade das informações divulgadas pelo governo chinês a respeito do nível da epidemia

suíno
Foto: Lucas Cardoso/Embrapa Suínos e Aves

O porta-voz do Ministério da Agricultura e Assuntos Rurais da China, Guang Defu, afirmou que o surto da peste suína africana (ASF, na sigla em inglês) que atinge o país está controlado e afastou o risco de disseminação generalizada da doença, neste momento. Segundo o ministério, desde agosto do ano passado, quando os primeiros focos da febre foram identificados, todos os departamentos regionais do país se envolveram em esforços conjuntos de prevenção e controle da doença, obedecendo as decisões e medidas implementadas pelo governo central.

Em meio a críticas de organismos internacionais e de membros do Departamento de Agricultura dos Estados Unidos (USDA), o porta-voz do governo chinês afirmou que todas as organizações internacionais e regionais, incluindo o Escritório Internacional de Epizootias (OIE), foram notificadas da situação epidêmica do país. Defu disse que o ministério sempre manteve um posicionamento “oportuno, aberto e transparente” para comunicar os novos focos da doença. Entidades internacionais se dizem preocupadas quanto à veracidade das informações divulgadas pelo governo chinês a respeito do nível da epidemia.

De acordo com dados divulgados pelo ministério da China, o país eliminou 916 mil suínos até 14 de janeiro e a epidemia foi detectada em 24 províncias. Ainda segundo o órgão, 77 áreas afetadas em 21 províncias já foram retiradas do bloqueio de controle.

Nova call to action

“A epidemia ocorreu em locais separados, em vez de se espalhar amplamente”, destacou a agência.

A China é o maior produtor e consumidor de carne suína do mundo. O plantel do país é estimado em 400 milhões de leitões.

Apresentadora que se manifestou contra vacinas morre de gripe suína