Em vídeo, ABPA alerta criadores sobre peste suína africana

Entidade ressalta que a doença causa bilhões de dólares de prejuízos e afirma que roupas e produtos cárneos trazidos por viajantes são os principais meios de disseminação

suínos, porco, suinocultura
Foto: Jonas Oliveira/ Governo do Paraná

A Associação Brasileira de Proteína Animal (ABPA) divulgou nesta segunda-feira, dia 22, um vídeo com orientações para evitar a propagação da peste suína africana. A publicação das informações faz parte de uma campanha que a entidade trabalha com o Ministério da Agricultura.

Em vídeo publicado, a entidade ressalta que a doença causa bilhões de dólares de prejuízos e afirma que roupas, calçados e produtos cárneos trazidos por viajantes são os principais meios de disseminação da peste suína. Para o criador de suínos, a ABPA pede que seja evitado a presença de estrangeiros na granja ou de qualquer outra pessoa que não seja do sistema produtivo.

Em abril, a entidade criou o Grupo Especial de Prevenção à Peste Suína Africana (Gepesa), que conta com a participação de representações regionais do setor produtivo e órgãos de pesquisa atuantes na suinocultura nacional. O objetivo é avaliar as estratégias adotadas internamente e os erros e acertos cometidos por países que enfrentaram o problema, sob a perspectiva de atuação do setor privado. 

De acordo com a Organização das Nações Unidas para Agricultura e Alimentação (FAO), mais de 4,1 milhões de suínos foram abatidos por conta da doença. Os dados da organização foram contabilizados até 17 de julho. Segundo a FAO, o balanço da entidade compila informações extraídas dos órgãos federais dos países.

Confira o vídeo: