Com peste suína, importação chinesa da carne sobe quase 63% em um mês

O aumento das compras ocorre em meio à crise que o país enfrenta na procura de alternativas para o suprimento de proteína animal

suíno
Foto: Lucas Cardoso/Embrapa Suínos e Aves

As importações de carne suína registraram alta de 62,6% no último mês de maio, segundo informou nesta segunda-feira, dia 24, o Departamento de Alfândegas da China. O volume representa 187,4 mil toneladas adquiridos pelo país asiático. Nos primeiros cinco meses do ano, o país já comprou 658,2 mil toneladas de carne suína. 

Já as importações chinesas de carnes e miúdos totalizaram 556,2 mil toneladas em maio deste ano, volume 45,4% maior que o adquirido em igual mês do ano anterior. A despesa com a importação do produto aumentou 53%, atingindo US$ 1,56 bilhão no mês de maio. No acumulado do ano, o país asiático importou 2,2 milhões de toneladas, aumento de 23% em relação ao comprado em igual intervalo de 2018. 

Em relação a carne bovina, a China importou 123,7 mil toneladas em maio, alta de 41% na comparação anual. No acumulado do ano, já foram adquiridas 588,2 toneladas da commodity pela China.

As compras de carne frango e miúdos de frango congelados cresceram 26,2%, para 63,4 mil toneladas em maio deste ano. De janeiro a maio, a China comprou 276,5 mil toneladas do produto. 

O aumento das importações chinesas de carnes ocorre em meio à crise que o país enfrenta na procura de alternativas para o suprimento de proteína animal, como consequência do avanço da peste suína africana (ASF, na sigla em inglês) sobre o rebanho do país. 

 Nova call to action