China habilita 7 frigoríficos para exportação de miúdos de suíno

De acordo com ministra da Agricultura, Tereza Cristina, liberação do embarque é resultado da viagem do presidente Jair Bolsonaro ao país asiático no mês passado

Tereza Cristina
No Twitter, ministra afirmou que exportações já podem ter início imediato – Foto: Antonio Araujo/ Ministério da Agricultura

A ministra da Agricultura, Tereza Cristina, afirmou nesta segunda-feira, 4, que a China habilitou sete unidades frigoríficas de Santa Catarina a exportar miúdos de suínos. 

A habilitação é resultado das tratativas realizadas durante viagem do presidente Jair Bolsonaro ao país asiático no fim de outubro”, comentou no Twitter.

Segundo ela, as exportações já podem ter início imediato. “A medida vai movimentar a economia catarinense e gerar mais renda para os produtores rurais”, afirmou.

Durante viagem ao país asiático, a ministra anunciou que o Brasil iria exportar mais carne, frutas e vegetais para a China. Como contrapartida, os brasileiros devem importar pera dos chineses.

“Hoje o mercado de carnes está em ebulição aqui (China). A necessidade é muito grande. Então aqueles frigoríficos que estão preparados, dentro dos protocolos para exportar para a China, todos terão oportunidades porque tamanho é a necessidade e vontade de importar carne do brasil”, disse na época.

Seara, Aurora, Pamplona e BRF 

Das sete plantas de miúdos de suínos de Santa Catarina habilitadas para exportar à China, duas são da Seara (JBS), duas da Aurora e duas da Pamplona Alimentos. A sétima unidade é da BRF. De acordo com uma fonte, o Ministério da Agricultura brasileiro enviou carta para o GACC, órgão chinês responsável pelas questões sanitárias e fitossanitárias, em 21 de outubro pedindo a habilitação das sete unidades, carta esta que foi respondida nesta segunda-feira, 4. Confira a lista das sete plantas habilitadas: SIF 3392 – Seara SIF 3548 – Aurora SIF 377 – Pamplona SIF 784 – Aurora SIF 3237 – Seara SIF 1156 – Pamplona SIF 160 .

Análise

Gustavo Rezende, consultor de mercado da Agrifatto, afirma que a habilitação mostra que as tratativas do governo brasileiro junto à China foram bem sucedidas. “A gente fica numa expectativa de que de repente aconteça novas habilitações para a carne bovina”, comenta.

Segundo ele, o fato deve aumentar ainda mais as exportações brasileiras, que entre janeiro e outubro de 2019 já são 12% maiores que o ano passado. “Podemos exportar de 15%  a 17 % a mais esse ano”, projeta.

Nova call to action