Carne suína: EUA exportaram 5,9 mil toneladas para a China na semana

Segundo o USDA, os embarques são referentes a contratos fechados anteriormente, pois no período não foram registrados negócios entre os dois países

carne suína
Foto: Pixabay

Exportadores dos Estados Unidos enviaram 5,9 mil toneladas de carne suína para a China, de contratos anteriormente fechados, na semana encerrada em 12 de setembro, de acordo com o relatório semanal de exportações publicado na manhã desta quinta-feira, 19, pelo Departamento de Agricultura dos Estados Unidos (USDA). O volume representa 24,2% do total embarcado pelo país neste período.

Na semana, contudo, não foram registradas novas vendas do produto norte-americano para o país asiático. Em compensação, também não houve cancelamentos.

No acumulado das três últimas semanas, exportadores norte-americanos venderam 14,2 mil toneladas do produto para a China. Entre 6 e 15 de setembro, exportadores dos EUA comercializaram 14,2 mil toneladas.

Exportadores norte-americanos esperam realizar expressivas vendas para o país asiático, já que a China tem apresentado maior necessidade de importação de proteína animal por causa da peste suína africana que atingiu o plantel do país.

Traders consideravam que a China incluiria a carne suína entre as compras de produtos agrícolas dos EUA como sinal de boa-vontade dentre as negociações bilaterais. A China impôs em julho de 2018 uma tarifa retaliatória de 62% sobre a carne suína norte-americana, em virtude do conflito comercial entre os dois países.

Além dessa taxa, desde 1º de setembro, está em vigor uma tarifa adicional de 10% sobre a carne suína norte-americana.