O segredo da capital mundial da carne bovina

Canal Rural vai ao Texas entender porque a produção de carne americana é tão eficienteCom menos da metade do rebanho bovino do Brasil, os Estados Unidos projetam quase a mesma produção de carne bovina que o Brasil para este ano. Para descobrir os segredos da pecuária norte-americana, fomos até Hererfod, localizada no interior do estado do Texas.

A cidade é conhecida como a capital mundial de carne bovina. Em nossa primeira parada somos surpreendidos com a estrutura do local. O confinamento Barret & Crofoot possui capacidade estática para abrigar 60 mil bovinos. Os animais chegam em média com 170 quilos e são abatidos com 567 quilos e rendimento de carcaça superior a 61%.

Devido à baixa oferta do boi magro, muitos animais vem do México, ao cruzar a fronteira tanto os machos como as fêmeas são castrados e marcados com a letra “M” para serem identificados no abate. Na chegada todos os novilhos recebem um manejo específico de acordo com o estado de saúde, origem e raça. O volume de informações é enorme, e para armazenar todos os dados o confinamento tem uma estrutura impressionante.

A começar pela fábrica que produz toda a alimentação do rebanho e tem como base o caroço do algodão, o milho floculado e a silagem de sorgo. A alimentação é totalmente balanceada através de computadores que direcionam o tipo e a quantidade certa de nutrientes para o ganho de peso e terminação do animal.

O confinamento lá mais parece uma empresa, e o pecuarista é, além de produtor, um gerenciador de risco que toma todas as decisões baseado em cálculos e informações consistentes. Talvez esteja aí um dos segredos da alta eficiência dos americanos na produção de carne.

Os números

Segundo dados do Departamento de Agricultura dos Estados Unidos, o USDA, atualmente o rebanho bovino norte-americano possui cerca de 90 milhões de cabeça, menor volume desde os anos cinquenta. Mesmo assim, a produção segue como uma das maiores do mundo. Para 2015 estima-se um volume de quase 11 milhões de toneladas de carne. Já o Brasil com quase 200 milhões de cabeças, deve produzir em 2015, cerca de 10,5 milhões de toneladas do produto.