Pecuária

SC: produtores estranham não poder exportar para a Rússia

Reportagens sobre adoção de equinos, tratamento de casco contra infecções e como tornar seu cavalo um campeão de corrida foram as mais acessadas da semana

Após o anúncio da reabertura do mercado russo para as carnes bovina e suína do Brasil, produtores de Santa Catarina, que é o maior produtor do país, estranharam não poder exportar para o país.

Confira as notícias mais acessadas na semana:

5º-Veja o que é preciso para fazer um cavalo de corrida campeão

Foto: Jockey Club de Sorocaba

Para formar um campeão, que pode ganhar prêmios que passam das centenas de milhares de reais é preciso conhecimento da raça, investimento e muita dedicação. O Canal Rural foi até um haras localizado no interior de São Paulo para ver mais de perto como é feito o treinamento e criação de cavalos que se destacam nas provas de corrida, como a égua Kiss Me For Me, considerada a fêmea mais rápida da raça nos anos de 2015 e 2016. Veja a reportagem completa.

4º-Saiba o que é preciso para tratar uma infecção no casco do cavalo

Foto: Pablo Valler/ Canal Rural

O Canal Rural preparou uma reportagem especial para sanar as dúvidas da telespectadora Luciana Cordeiro, de São José dos Campos, interior de São Paulo. “Meu cavalo estava com uma broca no casco. A infecção já chegou à coroa. O que eu faço?”, pergunta. Veja as dicas da veterinária Priscila Azevedo.

3º-Rússia reabre mercado para carnes suína e bovina do Brasil

carne com bandeira do Brasil
Foto: Pixabay

2º-Já pensou em adotar um animal de estimação? Que tal um cavalo?

A Rússia abriu novamente o mercado para as carnes suína e bovina do Brasil. A informação foi publicada pelo ministro da Agricultura, Blairo Maggi, em sua conta no Twitter. Em novembro de 2017, quando a venda do produto foi embargado, o motivo alegado pelas entidades russas para a proibição seria a presença de ractopamina – substância proibida no país, destinada a estimular o metabolismo do animal e aumentar proporção de carne magra. Leia a matéria completa.

Foto: Pixabay

O serviço de recolhimento, remoção e guarda de animais administrado pela Empresa Pública de Transporte e Circulação do estado do Paraná está mudando o destino de centenas de cavalos que sofreram maus-tratos e foram abandonados. Somente em 2018, mais de duzentos animais foram resgatados e levados ao abrigo de animais EPTC, que ao chegarem no local são tratados pela equipe especializada de veterinários, medicados e recebem alimentação apropriada. Saiba mais.

1º-SC: produtores estranham não poder exportar para a Rússia

Foto: Silvio Ávila/ Mapa

Produtores rurais de Santa Catarina estranharam não poder exportar para a Rússia após o país ter anunciado a reabertura do mercado para as carnes suína e bovina do Brasil. O presidente da Associação Catarinense de Criadores de Suínos, Losivânio Luis de Lorenzi, conta como os produtores do estado receberam a notícia.