RS: vídeo mostra o controle adequado de carrapatos bovinos

Produzido pela Secretaria da Agricultura, vídeo alerta sobre as doenças que os parasitas podem transmitir, entre elas a tristeza parasitária, que mata 100 mil animais por ano no estado

Plano Estadual de Controle do Carrapato Bovino from Seapi-RS on Vimeo.

A Secretaria da Agricultura, Pecuária e Irrigação do Rio Grande do Sul lançou, nesta semana, um vídeo informativo sobre o Plano Estadual de Controle dos Carrapatos Bovinos. O vídeo alerta sobre os perigos que esses parasitas podem causar. O mais preocupante é a transmissão da tristeza parasitária bovina, que, segundo estimativas, é responsável pela perda de 100 mil animais por ano no Rio Grande do Sul.
O vídeo também incentiva o controle adequado dos carrapatos através do uso racional dos carrapaticidas. Para tanto, é preciso realizar o teste de biocarrapaticidograma, que verifica a sensibilidade dos carrapatos às substâncias.
O resultado auxilia o produtor a saber qual produto é o mais apropriado a combater os carrapatos da sua propriedade, gerando eficiência e economia. No Rio Grande do Sul, o exame é feito gratuitamente pelo Instituto de Pesquisas Veterinárias Desidério Finamor (IPVDF).