Pecuária

Governo define 21 pontos para exportação de produtos de origem animal

Ministério da Agricultura acredita que isso vai melhorar a fiscalização das cargas. Os aeroportos, portos e outros terminais escolhidos já respondem por 95% das operações do segmento

carne com bandeira do Brasil
Foto: Pixabay

O Ministério da Agricultura definiu que a partir de sexta-feira, dia 25, exportações e importações de produtos de origem animal devem ser feitas através de 21 pontos específicos. Os aeroportos, portos e outros terminais determinados na Portaria 183 do Sistema de Vigilância Agropecuária Internacional (Vigiagro) já respondem por 95% das operações do segmento.

Conforme a pasta, foi levada em conta a estrutura disponível para o recebimento dos produtos, como câmaras frigoríficas e entreposto. “As 21 selecionadas atenderam todos os requisitos. Nas outras unidades eram eventuais a importação e exportação.”

No comunicado, o chefe substituto da Divisão de Operações do Vigiagro, Cid Rozo, disse que “a principal razão da mudança é o foco na vigilância agropecuária, com atenção redobrada à saúde pública e à segurança alimentar, pois os auditores fiscais federais agropecuários que estão trabalhando nessas unidades receberam treinamento para atuar em cima desses produtos específicos. Os auditores sabem quais são os riscos intrínsecos aos produtos e como atuar se encontrarem alguma inconformidade”.