Peixes

Vazamento de óleo: exame indica que peixes estão aptos ao consumo

Análise realizada pela PUC/RJ indicou níveis baixos de HPA, índice usado para medir contaminação por derivados de petróleo

aquicultura
No estudo, peixes foram coletados de estabelecimento da Bahia, Ceará, Pernambuco e Rio Grande do Norte – Foto: Ministério da Pesca e Aquicultura

Exames feitos em amostras de peixes do litoral nordestino atingido pelo vazamento de óleo mostram que o produto está próprio para o consumo humano. De acordo com o Ministério da Agricultura, uma análise realizada pelo laboratório de estudos marinhos e ambientais da PUC/RJ indicou níveis baixos de hidrocarbonetos policíclicos aromáticos (HPA), usados para medir contaminação por derivados de petróleo.

“Os resultados revelam níveis baixos dos HPAs detectados em peixes e lagostas, não representando riscos para o consumo humano”, disse a pasta.

Os peixes foram coletados em estabelecimentos registrados no Serviço de Inspeção Federal (SIF), na costa das áreas afetadas, nos dias 29 e 30 de outubro, na Bahia, Ceará, Pernambuco e Rio Grande do Norte.

“As amostras para monitoramento da situação de segurança do consumo de pescado continuam sendo colhidas e, conforme a liberação dos resultados das análises, serão divulgados pelo Ministério da Agricultura, com atualizações das recomendações”, informou a pasta.
Nova call to action