Peixes

Aquicultura: tecnologia israelense está na mira do governo brasileiro

Ministério da Agricultura destaca que o país aliado usa técnica moderna para criação de peixes com reaproveitamento da água que seria útil ao Nordeste

aquicultura
Foto: Secretaria da Pesca e Aquicultura

O presidente Jair Bolsonaro chegou neste domingo, dia 31, a Israel para visita oficial de três dias. Ao recepcioná-lo, em Tel Aviv, o primeiro-ministro Benjamin Netanyahu chamou-o de “meu amigo” e destacou a importância mundial do Brasil. Segundo ele, o país tem grandes dimensões e potencial.

“Acredito que, sob sua liderança, esse potencial será realizado não apenas para o Brasil, mas também para as relações entre Israel e Brasil no comércio, investimentos, tecnologia, agricultura, energia, turismo, em todos os campos”, disse Netanyahu, no discurso de boas-vindas.

O secretário de Aquicultura e Pesca, Jorge Seif Junior, integra a comitiva presidencial. No Twitter, o Ministério da Agricultura destacou que “Israel utiliza modernas tecnologias de criação de peixes e crustáceos com reaproveitamento da água. Excelente para a aquicultura no Nordeste brasileiro”. A pasta também evidenciou sinais de parcerias que envolvam o agronegócio.

Os governos do Brasil e de Israel firmaram neste domingo cinco acordos de cooperação nas áreas de defesa, serviços aéreos, prevenção e combate ao crime organizado, ciência e tecnologia e um memorando de entendimento em segurança cibernética.

Grandes amigos

O primeiro-ministro israelense, Benjamin Netanyahu, prestigiou a posse de Jair Bolsonaro. Na ocasião, eles se comprometeram a estreitar os laços entre os países.

O presidente brasileiro já demonstrou interesse em importar a técnica de dessalinização usada no país do Oriente Médio. E Israel estuda importar carne congelada brasileira.

A comitiva

Bolsonaro será acompanhado por uma comitiva formada pelos ministros Ernesto Araújo (Relações Exteriores), Bento Costa Lima (Minas e Energia), Marcos Pontes (Ciência, Tecnologia, Informação e Comunicações), Augusto Heleno (Gabinete de Segurança Institucional), além do tenente-brigadeiro do ar Raul Botelho, chefe do Estado-Maior conjunto das Forças Armadas, e do secretário da Pesca, Jorge Seif. O grupo ainda inclui os senadores Chico Rodrigues (DEM-RR), Flávio Bolsonaro (PSL-RJ) e Soraya Thronicke (PSL-MS) e a deputada federal Bia Kicis (PSL-DF).