Minc quer simplificar licenciamento de aquicultura para pequenos empreendedores

Normas deverão ser uniformizadas para eliminar divergências entre os EstadosO ministro do Meio Ambiente, Carlos Minc, afirmou nesta quarta, dia 11, que quer simplificar o licenciamento ambiental de aquicultura para pequenos empreendedores. Durante reunião do Conselho Nacional do Meio Ambiente (Conama), ele afirmou que a medida levará ao aumento da produção de peixes, o que resultará na maior oferta de emprego e de "peixe mais barato e saudável".

O licenciamento ambiental dos empreendimentos de aquicultura poderá ter as normas uniformizadas para eliminar divergências de critérios entre os Estados. As mudanças estão sob análise do Conama. De acordo com o ministro, o objetivo do governo é que pelo menos 90% do aumento da produção seja por meio do cultivo de peixes.

? Você cria peixes em áreas reservadas e não ameaça as espécies que estão nos rios e nos mares.

Questionado sobre a falta de incentivo e de capacitação para o setor, Minc lembrou que a idéia do governo é transformar a Secretaria Especial de Aqüicultura e Pesca em ministério, o que fará com que o órgão tenha “mais recursos e mais poder”.

Os participantes da reunião também discutiram o zoneamento econômico e ecológico da BR-163, que liga os Estados do Rio Grande do Sul, de Santa Catarina, do Paraná, de Mato Grosso do Sul, Mato Grosso e do Pará.