USO RACIONAL

Mapa cria programa de controle antimicrobiano

O objetivo, segundo o ministério, é fortalecer as ações de prevenção e controle da resistência aos antimicrobianos na agropecuária

Fonte: Ministério da Agricultura

O Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa) instituiu na última sexta-feira o Programa Nacional de Prevenção e Controle de Resistência a Antimicrobianos na Agropecuária (AgroPrevine). O programa promoverá intervenções estratégicas no mercado, como: estudos epidemiológicos, fortalecimento da implementação de medidas de prevenção e controle de infecções, promoção do uso racional dos antimicrobianos e da sua resistência.

O objetivo, segundo o ministério, é fortalecer as ações de prevenção e controle da resistência aos antimicrobianos na agropecuária, considerando o conceito de saúde única, que estabelece a interdependência entre a saúde humana, animal e ambiental, utilizando como ferramentas educação sanitária, vigilância e defesa agropecuária.

Nesta semana, o Mapa participará da Semana Mundial de Conscientização do Uso Racional de Antibióticos. Todos os ministérios envolvidos com o assunto vão veicular nas redes sociais informes sobre o uso de antimicrobianos.

Comentários

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *