Leite

Entressafra do boi e balança para pesagem do gado são destaques da semana

Doença intestinal que pode acabar com o lucro do pecuarista e possibilidade de isenção de imposto de máquinas para o leite também tiveram destaque

Confira abaixo as notícias de pecuária mais acessadas da semana!

5º-Leite: governo estuda isentar em até 35% importações de máquinas

Foto: Alcides Okubo Filho/ Embrapa Gado de Leite

A ministra da Agricultura, Tereza Cristina, afirmou que o acordo entre o Mercosul e a União Europeia preocupa o setor do leite, mas há questões anteriores ao tratado que precisam ser resolvidas. “Sem o acordo, o leite é um setor que já nos preocupa muito. Mas é uma boa oportunidade para o setor se modernizar e é claro que o governo precisa ajudar”, disse. Ela citou que há conversas dentro do governo para isentar até 35% na importação de máquinas para o setor. Saiba mais!

4º-Embrapa desenvolve balança que gera a própria energia e pesa o gado sem levar para o curral

balança boi
Foto: Giro do Boi

Para eliminar uma das principais dificuldades do manejo de pesagem, que é levar o gado para o curral, um pesquisador propôs a solução de desenvolver uma balança de passagem. Na fazenda, ela deve estar localizada no meio de um piquete, em um local de afunilamento para acesso dos animais a um bebedouro, cocho ou praça de alimentação. Entenda como funciona a tecnologia.

3º – Doença intestinal pode acabar com lucro do pecuarista

 

A capacidade de absorção de nutrientes em bovinos pode ser comprometida pelas doenças intestinais, ocorrências relativamente comuns na pecuária. Entre os problemas intestinais, a coccidiose vem sendo caracterizada como uma das ocorrências mais  severas. Ela é causada por um protozoário que pode infectar os animais através da ingestão de água ou de alimentos contaminados.

Durante seu ciclo biológico, esse tipo de protozoário rompe as células do intestino do animal, prejudicando seriamente a absorção dos nutrientes e, consequentemente, afetando o desenvolvimento. Entenda mais a doença e saiba como evitar.

2º-Aos 81 anos, pecuarista celebra paixão pelo pasto com fazenda premiada

Nos últimos 50 anos, a Fazenda Terra Boa se renovou de diversas formas, começando pela implementação da técnica de inseminação artificial no ano de 1972. O Canal Rural com José Luiz Niemeyer dos Santos, que comemora os mais de 50 anos na criação de nelore e brangus. Veja a reportagem completa.

1º -Entressafra está cada vez mais definida, diz Scot Consultoria

Foto: Marcos Santos/USP Imagens

A entressafra, com menor disponibilidade de boiadas, está cada vez mais definida, de acordo com relatório da Scot Consultoria divulgado nesta semana. Isso porque cotação da arroba do boi gordo subiu em algumas praças pecuárias levantadas pela consultoria. Veja como ficou o mercado ao longo da semana.