Leite

Santa Catarina quer exportar leite para a China

Missão empresarial vai ao país asiático para conhecer preferências dos consumidores locais e forma de comercialização

leite
Foto: Pixabay

Com produção de leite em crescimento acelerado, Santa Catarina busca novos mercados para exportação. O secretário estadual da Agricultura e da Pesca, Airton Spies, embarca nesta quinta-feira, dia 1º, para a China, onde participa de uma missão empresarial de análise de mercado para venda de leite e frutas.

De acordo com o governo catarinense, a produção de leite é a atividade agropecuária que mais cresce no estado, somando 3,4 bilhões de litros em 2017. O intuito é destinar parte desse volume ao mercado chinês, maior importador mundial de lácteos.

“Nós vamos aprender o caminho para exportação de lácteos para a China. Vamos conhecer as preferências dos consumidores e de que forma os supermercados vendem os produtos. Esse aprendizado poderá ser aplicado também a outros países asiáticos, para onde futuramente poderemos exportar lácteos”, afirma Spies.

Os conhecimentos adquiridos irão orientar os trabalhos da Aliança Láctea Sul Brasileira, assim como as políticas de pesquisa agropecuária, extensão rural e defesa sanitária em Santa Catarina. Segundo o secretário, o estado terá grandes desafios para se tornar competitivo no mercado internacional de lácteos, disputando mercados com grandes fornecedores como Nova Zelândia, Austrália, Argentina e Uruguai.

“Nosso produto precisa melhorar a qualidade e reduzir os custos de produção. Temos um dever de casa a ser feito na área de tecnologia de produção para produzir mais e com menos custos. Já fizemos isso com a suinocultura na década de 1970 e a atividade se transformou para ser mais eficiente, produtiva e competitiva no mercado internacional. O setor lácteo irá passar pela mesma revolução”, diz Spies.

Você sabe tudo sobre o leite? Teste seus conhecimentos