Leite

RS: preço do leite cai 2,4% em outubro

Expectativa do Conseleite é que aquecimento do mercado aconteça no início de 2019

Close na ordenha de vaca leiteira
Foto: Famasul

O preço de referência do leite projetado para outubro no Rio Grande do Sul deve atingir R$ 1,141, com queda de 2,44% em relação ao valor consolidado de setembro. De acordo com o Conseleite, o aquecimento do mercado só deve vir no início de 2019.

O presidente do Sindilat, Alexandre Guerra, afirma que a indústria enfrenta aumento de custos pela variação cambial e a expectativa é pelo ingresso da safra de Minas Gerais e Goiás no mercado. Segundo ele, com o avanço de outubro, já se observa ajuste de preços. “Setembro foi um mês de vendas difíceis devido aos sucessivos feriados”.

Os dados de outubro do Conseleite refletem o movimento do leite longa vida (UHT), que caiu 2,24% no mês, e a mudança no mix de produção no Rio Grande do Sul, que expandiu o processamento de leite em pó a partir da segunda metade de setembro. “Mesmo assim, os preços neste ano ainda estão bem acima do padrão de 2017”, informou o professor da Universidade de Passo Fundo Eduardo Finamore.

Em termos nominais (com correção da inflação), o valor médio pago em 2018 (média dos valores mensais entre janeiro e outubro de 2018, corrigida pelo índice de inflação) é o maior da série histórica do Conseleite, de R$ 1,131. “É preciso considerar que os preços melhores também vieram acompanhados de aumento dos custos de 5,14% no acumulado do ano de 2018”, indicou Finamore.