Leite

Raio mata 21 cabeças de gado em Mato Grosso do Sul

Os animais acabaram amontoados junto à cerca de propriedade quando buscavam se abrigar da chuva; pecuarista estima prejuízo de R$ 45 mil

Foto: Nelson Bernal Salvador/arquivo pessoal

Vinte e uma cabeças de gado morreram após serem atingidas por raio na quarta-feira, dia 20, em Aparecida do Taboado (MS). O proprietário dos animais, Nelson Bernal, estima prejuízo de R$ 45 mil.

A pecuária está há gerações na família Bernal. Na propriedade de aproximadamente 718 hectares, ele tinha 165 cabeças. O produtor afirma que nunca viu nada assim antes. “Nem me preocupo com o prejuízo financeiro, gado tem bastante. Penso que poderia ter acontecido aos meus funcionários”, afirma Bernal.

A tragédia aconteceu à noite, com a aproximação da chuva. De acordo com o pecuarista, os animais caminharam para buscar abrigo e acabaram amontoados perto da cerca, onde foram atingidos. O raio matou 17 vacas, 1 boi e 3 bezerros.

Com auxílio da prefeitura, o produtor escavou uma valeta na propriedade e enterrou os animais. “A carne já não pode ser consumida mais. Se não enterrar, o cheiro ficaria muito forte e poderia incomodar os vizinhos”, diz.

Foto: Nelson Bernal Salvador/arquivo pessoal

Os bovinos criados por Bernal, que é engenheiro agrônomo e produtor de leite, são fruto de cruzamento industrial entre as raças braford e aberdeen, visando melhoramento genético para engorda dos bezerros. O pecuarista tem outra propriedade rural, em Santa Fé do Sul (SP), onde produz eucalipto.