Leite

Preço do litro de leite no Paraná aumenta 12% nos cinco primeiros meses do ano

Segundo o Deral, apesar do atual movimento de recuperação das cotações e de mercado, os produtores ainda estão receosos em investir na atividade

Preço do leite segundo Deral
Foto: Pixabay

O preço do leite pago ao produtor no Paraná subiu 12% de janeiro a maio deste ano e fechou maio valendo R$ 1,41 por litro, conforme boletim divulgado pelo Departamento de Economia Rural (Deral), da Secretaria de Agricultura do Estado. Comparado a maio do ano passado, o preço subiu 16%.

A valorização do leite no Paraná – e também no Centro-Sul – vem ocorrendo em função da menor produção. Alguns motivos contribuem para a queda da oferta, informa o Deral, como o clima instável no primeiro trimestre do ano e as novas instruções normativas 76 e 77 (INs), que exigem melhor qualidade do leite e maior gestão das atividades cotidianas e controle sistemático, por parte do pecuarista, de mastites, brucelose e tuberculose, o que demanda mais recursos. O abandono da atividade por parte de produtores que não têm condições de investir mais em tecnologia também é apontado pelo Deral como outro motivo para a menor captação de leite.

O Deral informa, além disso, que apesar do atual movimento de recuperação de preços e de mercado, os produtores ainda estão receosos em investir. “Uma melhoria mais sólida e expressiva nas cotações poderá acontecer a curto e médio prazos, com o avançar da entressafra do produto e quedas mais acentuadas na captação.”