Leite

Preço do leite deve cair mais de 4% em junho, diz Conseleite

Segundo pesquisador, o resultado reflete a desvalorização do UHT, do leite em pó e do queijo mussarela (-4,57%) neste mês

vaca sendo ordenhada - produção de leite
Foto: MDA/Ascom

O preço do leite no Rio Grande do Sul deve cair 4,14% em junho, estima o Conselho Paritário Produtores/Indústrias de Leite (Conseleite). Segundo dados divulgados nesta terça, dia 25, o valor de referência projetado é de R$ 1,1297 por litro. O consolidado de maio foi R$ 1,1784.

O professor da Universidade de Passo Fundo (UPF) Eduardo Finamore explicou que o resultado reflete queda do UHT (-3,27%), do leite em pó (-1,16%) e do queijo mussarela (-4,57%) no mês.

Os dados do Conseleite indicam que a queda neste mês também coloca as cotações do produto abaixo do valor real praticado em 2018, uma vez que, até então, os valores de 2019 vinham acima da série do ano anterior.

No entanto, no acumulado do ano, de janeiro a junho, o preço, segundo Finamore, acumula um ganho real de 1,04% acima da inflação do período (IPCA). “A grande questão é como os preços vão se comportar nesse segundo semestre do ano, que vinha com estabilidade”, acrescentou.