Leite

Leite: CNA apresenta à ministra Tereza Cristina plano de incentivo

Temas prioritários incluem fomento a assistência técnica e gerencial, correção das distorções tributárias, redução de impostos e promoção de exportações

leite
Foto: Pexels

A adoção de um plano para garantir a melhoria da competitividade do leite no país foi objeto de discussão ontem no Ministério da Agricultura, informou nesta terça-feira, dia 26, a Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil (CNA), em nota.

À ministra da Agricultura, Tereza Cristina, o presidente da Comissão Nacional de Pecuária de Leite da CNA, Rodrigo Alvim, apresentou a versão inicial do plano, que traz como temas prioritários o fomento à assistência técnica e gerencial ao produtor rural, a correção das distorções tributárias, a redução de impostos para diminuir os custos e produção e as iniciativas para promover as exportações.

“O documento é uma iniciativa do ministério e vem sendo construído pelo setor produtivo no âmbito da Câmara Setorial de Leite e Derivados”, comentou Alvim, que também é presidente da Câmara.

Nova call to action

O assessor técnico da Comissão, Thiago Rodrigues, afirmou que a ideia da assistência técnica, por exemplo, é focar na maior efetividade do Programa Mais Leite Saudável.

“A meta proposta pelo Ministério da Agricultura é dobrar o número de indústrias de lácteos atendidas pelo projeto até 2021, beneficiando, assim, um maior número de produtores rurais”, disse ele, referindo-se à prestação de assistência técnica e gerencial a pecuaristas de leite por parte dos próprios laticínios que captam a matéria-prima.