Leite

Produtores de leite de Goiás pedem mudanças na relação com a indústria

Pecuaristas querem ser informados antecipadamente de possíveis ajustes nos preços para que possam se programar e buscar alternativas

Mais de 700 produtores de leite se reuniram, em Goiânia (GO), para discutir os problemas do setor, como a falta de previsibilidade dos preços. “Nunca exigimos um valor fixo, mas precisamos de uma sinalização antecipada de ajustes e de uma margem de erro, para que possamos buscar alternativas”, defende o presidente da Federação da Agricultura e Pecuária de Goiás (Faeg), José Mário Schreiner. Segundo ele, outro pedido dos pecuaristas é que o prazo de pagamento seja antecipado do dia 25 para o dia 5.

Durante o encontro, o governador Ronaldo Caiado anunciou que vai acabar com os incentivos fiscais das empresas que importam leite. “Com um mercado cada vez mais produtor, por que trazer de outro lugar?”, questiona.

Os produtores querem levar as reivindicações ao governo federal, para criar um movimento nacional em busca de soluções para o endividamento do setor e para o risco de aumento de importações após o acordo entre Mercosul e União Europeia. “O Ministério da Agricultura precisa apertar a fiscalização em cima dos produtos importados, para que sejam rastreados e saibamos de onde estão vindo”, diz Schreiner.