Leite

É fake! Indicação em caixa de leite NÃO significa que produto foi reprocessado

Vídeos que circulam nas redes sociais trazem informação falsa de que barras coloridas no fundo de embalagens de leite significam que produto estaria vencido e foi reprocessado. Ministério da Agricultura esclarece a questão

O Ministério da Agricultura informou que vídeos que circulam nas redes sociais sobre o reprocessamento de leite UHT vencidos são falsos. Em grupos do WhatsApp, os materiais “alertam” que indústrias estariam retirando o produto dos supermercados para processar novamente e colocá-lo de volta nas gôndolas. Para identificar, as empresas estariam colocando uma espécie de marcas coloridas no fundo das caixas.

Na mensagem falsa, uma pessoa diz que a dica foi dada por um fiscal do supermercado que faria parte do governo. “Leite velho passa da validade e o pessoal manda de volta pra fábrica e volta ‘novinho’”, diz um outro vídeo.

Em nota, o Ministério da Agricultura informou que o reprocessamento térmico do leite para consumo humano direto é proibido pelo Regulamento de Inspeção Industrial e Sanitária de Produtos de Origem (Riispoa). “Não podendo ser, de forma alguma, praticado pelos laticínios”, explica a diretora do Departamento de Inspeção de Produtos de Origem Animal (Dipoa) da Secretaria de Defesa Agropecuária, Ana Lucia Viana.

Segundo a pasta, o trabalho de acompanhamento, fiscalização, inspeção e auditoria dos alimentos de origem animal ocorrem regularmente a fim evitar qualquer irregularidade.

De acordo com a Tetra Pak, empresa que fabrica as embalagens, as barras coloridas são, na realidade, o controle da qualidade da impressão. “A impressão de barras coloridas é uma das etapas do processo de impressão. Elas ajudam a assegurar que as cores estampadas nas embalagens estejam na tonalidade adequada e ocupando os espaços corretos”, informou o especialista em impressão da Tetra Pak, Ricardo Granuzzio.

Confira abaixo o processo de produção de embalagens de leite longa vida:

Fonte: Tetra Pak

Nova call to action