Pecuária

EUA: furacão Florence ameaça produção de carne e grãos

Em um período em que o número de cabeças abatidas por semana está aumentando, analistas disseram que a tempestade pode causar atrasos no processo

Foto: Nasa

A chegada do furacão Florence tem preocupado traders e produtores americanos pela possibilidade de interrupção no abate de gado e de prejuízos a lavouras de grãos, à medida em que a tempestade se aproxima da costa sudeste dos Estados Unidos.

Numa escala de 1 a 5, a preparação para o furacão de categoria 4 levou a evacuações generalizadas em algumas áreas. Em um período em que o número de cabeças abatidas por semana está aumentando, analistas disseram que a tempestade pode causar atrasos no processo.

“Minha maior preocupação é que a indústria não se prepare em termos de suprimento de suínos”, disse Dennis Smith, corretor de commodities da Archer Financial Services. A Archer pondera que o fenômeno natural  “ameaça fechar cerca de 10% da capacidade de processamento de carne suína” do país, enquanto a processadora de carnes Smithfield Foods, da Carolina do Norte, disse ter colocado em vigor o plano de preparação para furacões.

A previsão é que este seja um golpe devastador na região, com ventos de tempestades tropicais esperados para o início desta quinta-feira, dia 13. O fenômeno pode causar chuvas fortes e longos períodos de falta de energia, além de prejudicar o consumo de carne, afirmou Don Roose, presidente da U.S. Commodities. Segundo ele, a demanda por carne, especialmente bovina, cai à medida em que as pessoas tendem a evitar restaurantes e estocar produtos não perecíveis.

Embora a região a ser atingida não represente uma parcela significativa da oferta de grãos do país para movimentar os preços futuros, produtores individuais podem ser prejudicados perto dos estados como Carolina do Norte e do Sul.

Enquanto criadores de gado estão levando os rebanhos a terrenos mais altos, a fim de garantir que eles tenham suprimentos duradouros de ração, Rich Nelson, chefe de estratégia da consultoria Allendale, destacou que os produtores de grãos pouco podem fazer para proteger seus campos. Mesmo os armazéns podem acabar submersos, dependendo da gravidade da tempestade. “Tudo o que (os produtores de grãos) podem fazer é movimentar máquinas para galpões trancados e esperar pelo melhor”, completou.