Pecuária

Embrapa: dieta balanceada é capaz de reduzir problemas com cascos

Apesar de ser mais comum na produção de leite, a pecuária de corte também sofre. Em casos extremos, há o descarte precoce de touros

produção de leite convive com problemas de cascos
Foto: Município de Guaraciaba/SC

A rotina para o produtor de gado leiteiro em sistemas intensivos passa pela convivência com problemas de cascos. Em pecuária de corte, isso não é comum, mas também não é raro quando se trata de animais reprodutores. Em casos extremos há o descarte precoce do touro e perdas econômicas, consequentemente.

A equipe da Embrapa, formada por especialistas em nutrição, genética e reprodução, explica que a origem é multifatorial. “É uma combinação de fatores que afetam a integridade estrutural e funcional do casco”, define o pesquisador Antônio do Nascimento Rosa. Primeiramente, o casco é uma estrutura complexa e o desencadeamento de problemas permeia, inicialmente, variáveis ambientais, nutricionais e genéticas, que ocorrem em conjunto ou isoladamente.

Na esfera nutricional, há nutrientes e cuidados decisivos para prevenir os problemas de cascos. O fornecimento de nutrientes, como aminoácidos sulfurados; minerais, como zinco; e vitaminas (A e biotina) fortalecem as estruturas e reduzem riscos. Isso é possível a partir de uma dieta balanceada em proteína, minerais e vitaminas, sob orientação técnica.

Os cuidados com a ocorrência de acidose ruminal é outra medida a ser tomada pelo produtor. Para reduzir as probabilidades, o balanceamento da dieta é crucial, principalmente, para bovinos confinados. Os especialistas da Empresa recomendam uma dieta com teor adequado de fibras, no mínimo 30% de fibra em detergente neutro, das quais 50%, ao menos, de origem de forragem. Aditivos alimentares, como antibióticos e probióticos, também auxiliam na prevenção.

Para os touros reprodutores suplementados a pasto com altas quantidades de concentrado, mantê-los em pastagem com elevada disponibilidade de forragem para acesso fácil a fibras é válido. O acesso inclui espaço adequado de cocho para evitar competição entre animais do mesmo lote. O uso de vagão misturador garante homogeneidade da mistura e minimiza também os riscos de acidose.

Todas essas recomendações são parte da publicação “Procedimentos para preparo de touros para comercialização e adaptação aos sistemas produtivos”. A obra de autoria de pesquisadores da Embrapa teve o suporte de técnicos da Connan Nutrição Animal e Geneplus Consultoria, parceiras em projetos na área, o que trouxe incrementos devido à abrangência das empresas e capilaridade de seus corpos técnicos.

“Orientações como as que estão neste material auxiliam os produtores a escolher a melhor estratégia nutricional para a sua propriedade e, a partir dela conquistar melhores resultados no desenvolvimento dos animais e na comercialização”, destaca o gerente técnico e de marketing da Connan, Marcio Bonin.

O material está disponível em versões digital ou física, no site, gratuitamente.