Pecuária

Conab leiloará 50 mil toneladas de milho para criadores de animais

Marcado para a próxima quarta-feira, 23, o remate tem o objetivo de amenizar os efeitos da alta de preços do cereal na entressafra

Suíno sobre milho
Foto: Pixabay

A Companhia Nacional de Abastecimento (Conab) colocará à venda 50 mil toneladas de milho em grãos, a granel, na quarta-feira, 23. O leilão se destina a criadores de animais e tem o objetivo de amenizar os efeitos da alta de preços do cereal na entressafra.

De acordo com a análise técnica da entidade, o pequeno e médio produtor não possui margem para negociação diante da baixa oferta e nem mecanismos para a compra antecipada do insumo, lançando mão da aquisição no mercado disponível, muitas vezes com custos elevados.

“Com as operações de leilão, abre-se a possibilidade para que esses criadores formem os estoques necessários, já que o Programa de Vendas em Balcão (ProVB), que oferta o milho removido por frete a unidades da Conab no país, tem quantidade de venda limitada por produtor”, diz, em nota.

Conforme a entidade, o leilão será realizado por meio do Sistema Eletrônico de Comercialização da Conab (SEC). Para participar, os interessados devem atuar nos segmentos de avicultura, suinocultura, bovinocultura, ovinocultura, caprinocultura e piscicultura.

Os detalhes estão no aviso de venda pública 154 de 2019.