Pecuária

Carne: produção brasileira deve crescer 4% em 2018 e 2% em 2019

Desaceleração esperada pelo Rabobank deve principalmente ao crescimento significativo do abate de fêmeas neste ano

carne bovina, boi gordo, pecuária
Foto: Sepaf-MS

A produção brasileira de carne bovina deve aumentar 4% em 2018 e 2% em 2019, de acordo com previsão do Rabobank. A desaceleração esperada se deve principalmente ao crescimento significativo do abate de fêmeas em 2018, diz o banco. Segundo o Rabobank, o consumo doméstico de carne bovina no Brasil deve continuar se recuperando em 2019. Em 2017 e 2018, houve melhora modesta do consumo após uma recessão em 2015 e 2016.

Nos dez primeiros meses deste ano, as exportações brasileiras de carne bovina aumentaram 10% na comparação com igual período do ano passado. Os embarques para China e Chile tiveram os maiores crescimentos percentuais, de 56% e 90%, respectivamente.

O mercado russo, por outro lado, permaneceu fechado para a carne bovina brasileira nesse período. A proibição foi suspensa em novembro, mas para um número reduzido de frigoríficos. A Rússia é um destino importante que deve contribuir para um aumento dos embarques brasileiros em 2019, diz o Rabobank.

Quarto trimestre

No quarto trimestre, os preços de animais vivos têm se mantido relativamente estáveis. Tendo em vista a esperada desaceleração da oferta e um cenário mais positivo para a demanda local, os preços devem subir em 2019, principalmente no segundo semestre, segundo o banco. Como resultado, pecuaristas devem ter melhores resultados em 2019, após dois anos de resultados modestos para gado confinado.

O Rabobank acredita que a perspectiva para o mercado brasileiro de carne bovina é positiva. O aumento das exportações e a melhora das condições de mercado locais devem resultar em preços mais altos ao produtor. Isso é especialmente importante para players que têm acesso limitado ao mercado internacional, afirma o banco.

Festas de fim de ano geram expectativa no mercado de carne