Boi

Santa Catarina lança programa para desenvolvimento da bovinocultura de corte

Federação que representa produtores catarinenses diz que o objetivo é tornar a atividade tão grande quanto às criações locais de aves e suínos

boiada
Foto: Wenderson Araujo/CNA

Santa Catarina lançou o Programa Estadual de Desenvolvimento da Bovinocultura de Corte nesta segunda, dia 22. Em nota, a Federação da Agricultura e Pecuária do estado afirma que quer alavancar essa produção de carne ao mesmo patamar em que estão as aves e suínos.

O objetivo do projeto é aprimorar a gestão da cadeia, aumentar a produção e melhorar a nutrição e o padrão racial do gado de corte da região. A iniciativa é da Faesc, com o Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar) e o Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresa (Sebrae).

Declarado pela Organização Mundial de Saúde Animal (OIE) como área livre de febre aftosa sem vacinação, Santa Catarina é o único estado do país com esse título, o que garante acesso a diversos mercados de exportação.

O programa atende 28 grupos pertencentes a 27 sindicatos rurais, em 73 municípios. No setor, ao todo, 840 produtores são atendidos por técnicos de campo que efetuam visitas mensais e supervisores técnicos.

“A meta para o próximo ano é aumentar para 1.500 o número de produtores rurais participantes e beneficiados pelo Programa de Assistência Técnica e Gerencial (ATeG) em Pecuária de Corte”, destacou o presidente do Sistema Faesc/Senar, José Zeferino Pedrozo.