CONTROLE DE DOENÇA

RS: primeira etapa de vacinação contra febre aftosa começa em 1° de maio

No total, 12,5 milhões de bovinos e bubalinos devem ser imunizados, em cerca de 300 mil propriedades. A meta é que a cobertura vacinal supere os 90%

vacina contra aftosa
Foto: Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento

A primeira etapa da campanha contra febre aftosa no Rio Grande do Sul vai ocorrer entre os dias 1º e 31 de maio, informou, em nota, a Secretaria de Agricultura do Estado. No total, 12,5 milhões de bovinos e bubalinos devem ser imunizados, em cerca de 300 mil propriedades.

A meta é que a cobertura vacinal supere os 90% – em 2018, superou 97%. Este ano, a dose da vacina cairá de 5 mililitros para 2 mililitros, e a vacina passa a ser bivalente – a proteção contra o vírus tipo C foi removida, permanecendo apenas a proteção contra os tipos A e O da aftosa.

Nova call to action

A secretaria recomenda, ainda, que produtores comprem as doses em casas credenciadas e comprovem a vacinação até cinco dias úteis após o término da primeira etapa. “É preciso apresentar a nota fiscal da compra e a declaração dos animais vacinados nas inspetorias ou nos escritórios de Defesa Agropecuária. Quem não o fizer será autuado”, diz a nota.

Ministério da Agricultura: objetivo será aumentar renda de pequeno produtor

Comentários

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


css.php
Assine grátis a melhor newsletter sobre agronegócios do Brasil