Boi

Rompimento de cabo de energia elétrica mata 14 vacas em Goiás

Segundo a proprietária dos animais, prejuízo estimado é de R$ 50 mil

Um cabo de energia elétrica se rompeu e matou 14 vacas em uma propriedade de Cromínia, Goiás. De acordo com Juliana Santana de Barros, que é uma das proprietárias dos animais, o caso aconteceu na madrugada da última quarta-feira, dia 17.

“A princípio nós achamos que os animais tinham morrido por causa de um raio, mas depois nós fomos informados por testemunhas que um cabo de energia se rompeu”, relata.

Ela explica que o caso aconteceu por volta da meia noite da quarta-feira e, segundo relatos, algumas horas depois a companhia elétrica enviou equipes para verificar os danos na rede. “Nós só ficamos sabendo da morte das vacas de manhã cedo, quando meu marido foi fazer a ordenha”, comenta.

O casal acredita que o cabo de energia tenha atingido os animais, e o fato de o pasto estar molhado, por conta das fortes chuvas que atingiram a região, pode ter facilitado a condução de energia na área.

Prejuízo

O prejuízo estimado até o momento é de R$ 50 mil. “A perda maior é a sentimental, já que alguns animais eram da minha filha e ela tinham muito apreço pelos animais”, comenta.

Juliana explica ainda que sobraram 12 bezerros que estão sem o cuidado materno. “Os que estavam maiores não tiveram tantos problemas, mas há alguns animais que estão sendo alimentados através de mamadeiras, outros em baldes”, explica.

Ela e o marido, que é quem toca a atividade na área arrendada, pretendem entrar com um processo judicial contra a Enel Distribuição Goiás, empresa responsável pelo fornecimento de energia na região. “A rede elétrica aqui é antiga e eles não fazem a manutenção necessária. Na cidade, por exemplo, se uma chuva mais forte atinge a região, já acaba a energia”, relata.

A Enel Distribuição Goiás informou através de nota que um raio atingiu um cabo de média tensão da rede, provocando seu rompimento, e que equipes trabalharam durante a madrugada da quarta-feira para realizar os reparos necessários para restabelecer o fornecimento de energia no local.

Especialistas alertam para alta incidência de raios durante primavera