Boi

Presidente da Rússia avalia acelerar derrubada de embargo à carne brasileira

Vladimir Putin se encontrou nesta quinta-feira, 14, com o presidente Jair Bolsonaro, após a realização da 11ª Reunião de Cúpula do Brics

Encontro com o Presidente da Federação da Rússia, Vladmir Putin/ Foto: Marcos Corrêa-Agência Brasil

O presidente Jair Bolsonaro recebeu, na tarde desta quinta-feira, 14, o líder russo Vladimir Putin, no Palácio do Planalto. O encontro bilateral ocorreu após a realização da 11ª Reunião de Cúpula do Brics, grupo formado por Brasil, Rússia, Índia, China e África do Sul. Mais cedo, os chefes de Estado dos cinco países anunciaram acordos para fortalecer o bloco e emitiram uma declaração conjunta.

O encontro com Bolsonaro, fechado à imprensa, durou cerca de 50 minutos, e Putin deixou o prédio às 16h35, acenando a jornalistas brasileiros que o aguardavam na saída. De longe, falando em português, o presidente russo disse “muito obrigado” antes de entrar de volta na limusine.

De acordo com o Palácio do Planalto, Putin e Bolsonaro conversaram sobre a ampliação dos fluxos de comércio e investimentos entre os países. “As duas partes discutiram a remoção de entraves ao comércio de produtos do setor agropecuário e a diversificação da pauta comercial. Manifestaram disposição de estudar iniciativas para a promoção de investimentos recíprocos”, informou o governo brasileiro.

O presidente da Rússia também teria prometido ao presidente Jair Bolsonaro que vai enviar fiscais ao Brasil para avaliar frigoríficos e acelerar a derrubada de embargos sobre exportação de carne. O país fez restrições à carne brasileira em 2017, por alegações de uso do aditivo ractopamina.

Segundo o Planalto, o presidente russo também demonstrou demonstrou interesse em novos aportes no setor de energia. Os dois presidentes também reforçaram disposição de aprofundar o intercâmbio em áreas como geolocalização, tecnologia espacial e biotecnologia.

A cooperação agrícola também foi um dos temas conversados. A ideia é que ambos os governos identifiquem oportunidades de intercâmbio no setor.

“O estreitamento dos laços no campo jurídico, com a negociação de novos acordos, foi tratado na reunião. Os dois presidentes discutiram, ainda, a possibilidade de promover maior intercâmbio esportivo”, relatou o Palácio do Planalto, em nota.

Nova call to action