Boi

Preço do farelo de soja sobe quase 30% em um ano

A valorização do dólar e a grande demanda pela soja elevaram as cotações do insumo

Foto: Julia Silva/Canal Rural

A boa demanda pela soja e a valorização do dólar em relação ao real mantêm deixaram mais firmes os preços do farelo de soja no mercado interno. Segundo levantamento da Scot Consultoria, em São Paulo, a tonelada do alimento concentrado ficou cotada, em média, em R$ 1.475,14, sem o frete, na primeira quinzena de junho. Em relação ao mesmo período de 2017, o preço subiu 29,4%. Já na comparação mensal, a alta foi de 1,7%.

Vale destacar que em maio, mesmo com a paralisação dos caminhoneiros, que afetou a exportação, o Brasil embarcou 12,35 milhões de toneladas de soja grão (volume mensal recorde) e 1,65 milhão de toneladas de farelo, de acordo com o Ministério da Indústria, Comércio Exterior e Serviços (MDIC).

A Scot indica que a tendência é de que os volumes embarcados pelo Brasil diminuam gradualmente daqui para frente, com a menor disponibilidade interna. No entanto, o período de entressafra nos Estados Unidos deverá manter os preços firmes no mercado internacional em curto e médio prazos.

O pecuarista também deve ter atenção ao câmbio, que tem variado bastante nas últimas semanas e tem impacto direto no mercado de soja brasileiro, e ao desenvolvimento da safra norte-americana 2018/2019.

Outro ponto de atenção é o tabelamento do frete, que travou o mercado de grãos em junho.