Boi

Preço da arroba do boi gordo caiu 1,71% em maio, aponta Cepea

Mesmo que a oferta de animais não tenha sido alta no período, a indústria tem pressionado comprando lotes menores a valores mais baixos

boiada
Foto: Wenderson Araujo/CNA

O preço da arroba de boi gordo está em queda no mercado brasileiro, segundo dados do Centro de Estudos Avançados em Economia Aplicada (Cepea). O indicador Esalq/B3 fechou a quarta-feira, dia 8, a R$ 152,30, baixa de 1,71% em relação a 30 de abril.

Segundo analistas da entidade, ainda que a oferta de animais não tenha sido considerada alta, a compra de lotes menores em preços mais baixos, somada ao recuo da indústria após aquisições de volumes maiores, tem exercido certa pressão sobre o preço.

Quanto aos embarques da carne bovina in natura, a quantidade em abril foi de 109,8 mil toneladas, a maior para o mês de toda a série histórica da Secretaria de Comércio Exterior (Secex). “Esse bom desempenho está atrelado à maior competitividade da carne nacional no mercado externo e à demanda aquecida por parte da China. Além disso, o câmbio em altos patamares também favorece as vendas”, dizem analistas do Cepea.