Boi

Contra a aftosa, PR inicia construção de posto de fiscalização de animais

Segundo a Secretaria de Agricultura, essa foi uma das exigências do Ministério da Agricultura para que o estado possa ser reconhecido como livre da doença sem vacinação

posto contra aftosa no paraná
A construção do posto, localizado no quilômetro 11 da Rodovia Régis Bittencourt, demandou R$ 1,3 milhão. Foto: Assessoria de Imprensa/Seab

O Paraná deu mais um passo para parar de vacinar seu rebanho de bovinos e bubalinos contra febre aftosa, ao iniciar a construção de um novo Posto de Fiscalização de Trânsito Agropecuário em Campina Grande do Sul, região metropolitana de Curitiba.

De acordo a Secretaria de Agricultura e Abastecimento, o objetivo é controlar o trânsito de animais e a entrada de material vegetal. Em nota, a entidade diz que o posto, subordinado à Agência de Defesa Agropecuária do Paraná (Adapar), é uma das exigências do Ministério da Agricultura para que o estado conquiste o status de Área Livre de Febre Aftosa sem Vacinação pela Organização Mundial de Saúde Animal (OIE).

O posto, localizado na Rodovia Régis Bittencourt, km 11, demandou recursos da ordem de R$ 1,3 milhão e está sendo financiado pelo Fundo de Desenvolvimento Agropecuário do Estado do Paraná (Fundepec). A obra deve estar concluída até a primeira quinzena de dezembro.

Conforme o presidente da Adapar, Otamir Cesar Martins, este posto será a última barreira a ser construída dentro do projeto do governo paranaense de deixar de vacinar o rebanho. “O Fundepec também financiou a reforma de postos em Santa Mariana e Ribeirão Claro, na divisa com São Paulo”, diz. Até o momento, a Adapar conta com 33 postos de fiscalização.