Pecuária

Nascimento de bezerro guzerá encanta público na Expointer

Batizado de Buchinha, o animal deu seus primeiros passos com ajuda das filhas do criador Firmino Teixeira da Silva, que vê o acontecimento como sinal de boa sorte

Bezerro guzerá nascido na 42 Expointer
Ana Laura, seis anos, resolveu ajudar o bezerro Buchinha a se levantar logo após o nascimento. Foto: Felipe Dalla Valle / Palácio Piratini

Quem passou pelo pavilhão do gado de corte da 42ª Expointer na tarde desta sexta-feira, 30, no parque Assis Brasil, em Esteio (RS), pôde assistir ao nascimento de um bezerro da raça guzerá.

O macho recém-nascido é o mais novo animal da agropecuária CJR, de Guabiju, e já ganhou até nome: Buchinha. Quem escolheu foi Ana Júlia da Silva, de três anos, filha caçula do proprietário da agropecuária, Firmino Teixeira da Silva.

A menina acariciava e brincava com o terneiro ao lado da irmã, Ana Laura, de seis anos. Com muita tranquilidade, as duas ajudaram o animal a ficar de pé e dar seus primeiros passos. Buchinha é bastante dócil, como o proprietário afirmou que costumam ser os bezerros da raça.

O criador disse que o nascimento é sinal de boa sorte. “Para nós, está sendo muito boa a Expointer. Estamos fechando bons negócios e tendo um bom volume de vendas. E agora temos um novo integrante, que nasceu aqui no parque e vai dar mais sorte. Ano que vem ele volta para a Expointer, já bem pesado”, projetou Silva.

O animal ainda não foi pesado, mas tem cerca de 40 kg, segundo o proprietário. A mãe, a vaca Pepita, teve um parto rápido, que durou cerca de 45 minutos. “Pode durar até duas horas”, explicou o criador. Buchinha nasceu com a ajuda de dois funcionários da agropecuária, que auxiliaram Pepita a parir, até para que não se prolongasse muito a situação em meio ao público, o que gera estresse nos animais.

O guzerá é uma dos zebuínos mais antigos e o primeiro a chegar no Brasil. É uma raça de corte muito usada para cruzamentos. Entre as características estão rusticidade, resistência e, para a sorte de Buchinha, a habilidade materna, que define o bom desmame e o desenvolvimento inicial do bezerro.

Assista ao nascimento!