Boi

MT: preço do bezerro acumula alta de 6% em janeiro

Com a virada do ano, a necessidade da compra de bovinos se intensificou para repor o estoque de animais das propriedades e dar continuidade às atividades

Foto: Claudio Melo/ Embrapa Recursos Genéticos e Biotecnologia

O preço do bezerro em Mato Grosso já acumula alta de 6% em janeiro, na comparação com o mesmo período do ano passado. Segundo o Instituto Mato-grossense de Economia Agropecuária (Imea), o animal ficou cotado em R$ 1.240,35 por cabeça.

A entidade explica que, com a virada do ano, a necessidade da compra de bovinos se intensificou para repor o estoque de animais das propriedades e dar continuidade às atividades. Desta forma, as fazendas que realizam a recria ou engorda encontram um cenário de cotações mais elevadas, principalmente dos machos.

Desta forma, o ágio desta categoria sobre o boi gordo chegou a 30%, o maior valor para um mês de janeiro desde 2016. Tal indicador liga o sinal de alerta para aqueles que buscam adquirir bezerros de ano, pois, caso não consigam reduzir o custo deste estoque de animais através de uma alimentação balanceada e barata, a receita gerada pela venda pode não ser suficiente para garantir uma boa rentabilidade.