Boi

Friboi bate recorde no transporte de carne bovina congelada via ferrovia

Segundo comunicado da empresa, o modal ferroviário já corresponde a cerca de 30% do total enviado para outros países

ferrovia
Foto: Beth Santos/Secretaria Geral da Presidência da República

A Friboi, unidade de negócios de carne bovina da JBS, registrou em maio recorde no transporte do produto congelado via modal ferroviário. Conforme a área logística da empresa, foram movimentados 80% mais contêineres de exportação na comparação com o mesmo mês do ano passado.

No acumulado do ano, quando comparado ao mesmo período de 2018, o crescimento é de 50% no número de contêineres transportados via esse modal para os portos de Cambé (PR) e Rondonópolis (MT).

Segundo comunicado da Friboi, o modal ferroviário já corresponde a cerca de 30% do total enviado para outros países. O objetivo da companhia é aumentar em mais de 40% o volume transportado nesse modal em 2019 em relação ao verificado no ano anterior.

A ferrovia se tornou uma opção economicamente viável, além de ser mais sustentável por causa da redução na emissão de poluentes, diz a Friboi. Com alternativas de transporte, inclusive o ferroviário, a unidade de negócios tem reduzido as emissões de poluentes. De janeiro de 2018 a maio de 2019, somente com o uso de trens, a diminuição de emissões é equivalente a 1.652 voltas ao mundo de carro ou a 5.092 carros rodando por um ano.