Boi

Entrada de animais de confinamento faz preço da carne bovina recuar

Depois de seis semanas em alta, valor do produto sem osso teve leve recuo

Foto: Agência Brasil

Os preços da carne bovina sem osso no atacado registraram queda após seis semanas seguidas de alta. Segundo a Scot Consultoria, na média de todos os cortes pesquisados, a desvalorização foi de 0,2%. Em uma semana com feriado, a expectativa era que as cotações ganhassem força em função do esperado aumento da procura por carne, e não o contrário.

A consultoria indicou que apesar do consumo mais acomodado, a demanda não foi a grande responsável pela queda dos valores, já que manteve certa constância nos últimos dias.

O principal motivo para a baixa foi a entrada de gado confinado, que aumentou a produção de carne. “Isso causou um desequilíbrio pontual entre oferta e demanda, resultando em recuo nos preços da carne bovina”, disse a Scot.

Além disso, com o dólar operando em baixa, houve um desestímulo para exportação. Segundo dados do Ministério da Indústria, Comércio Exterior e Serviços (MDIC), o volume diário embarcado em outubro está 14% abaixo do embarcado no mês passado, o que colaborou com a baixa sustentação dos preços no mercado interno.

Tendência

Para os próximos dias, é possível que frigoríficos ajustem a compra de matéria-prima, alinhando a oferta ao consumo, o que pode manter a firmeza nos preços ou, no mínimo, limitar as quedas.

A definição mais clara do cenário político econômico do país também pode colaborar com o aumento da confiança da população, aquecendo o mercado da carne.

Análise: confira as tendências do mercado do boi até dezembro