Boi

Couro: governo decide acabar com imposto de exportação

Segundo o Ministério da Agricultura, a decisão voltará a ser discutida no prazo de um ano

Foto: Instituto do Meio Ambiente de Alagoas

Ministros que integram a Câmara de Comércio Exterior (Camex) referendaram nesta terça-feira, dia 18, decisão do Comitê Executivo de Gestão (Gecex) de retirar o imposto de exportação do couro wet blue (processado) e do couro salgado. A decisão havia sido tomada no comitê em reunião do último dia 30 de agosto e voltará a ser discutida no prazo de um ano.

O pedido de exclusão foi defendido pelo Ministério da Agricultura a partir de solicitação da Associação Brasileira de Frigorífico (Abrafrigo) referendada pela Sociedade Rural Brasileira (SRB), pela Confederação Nacional de Agricultura (CNA) e pela Associação Brasileira de Criadores (ABC).

O entendimento foi de que o imposto de exportação era distorcivo e que a melhor estratégia para o desenvolvimento da produção é a adoção de medidas que visem ganhos a todos os elos da cadeia, até o produto final. De acordo com a Secretaria de Relações Internacionais do Agronegócio do ministério, há disposição de dialogar com representantes do setor de forma a construir uma agenda estruturante que foque na melhoria do couro nacional.