Boi

Boi gordo x milho: poder de compra do pecuarista piora em agosto

Segundo levantamento da Scot Consultoria, na região de Campinas (SP), o grão foi negociado por R$ 38 por saca, sem o frete, alta de 1,3% na comparação mensal

Foto: Madson Maranhão/ Seagro-TO

Os preços do milho subiram no mercado interno em agosto acompanhando a valorização do dólar e a expectativa de uma boa movimentação para exportação, que na realidade já vem acontecendo desde meados de maio. 

Em julho, a média diária exportada aumentou 281,2% em relação à média do mês anterior. Na comparação com a média de julho do ano passado, os embarques cresceram 416,4%.

Segundo levantamento da Scot Consultoria, na região de Campinas (SP), o milho foi negociado por R$ 38 por saca, sem o frete. Houve alta de 1,3% na comparação mensal, mas ainda assim o cereal está custando 5% menos frente a agosto de 2018. 

Com a alta no preço do grão e o preço da arroba do boi gordo em patamar ligeiramente mais baixo que a média de julho, a relação de troca piorou para o pecuarista em agosto. Na praça de São Paulo, atualmente é possível comprar 4,08 sacas de milho com o valor de uma arroba de boi gordo. 

O poder de compra em relação ao alimento concentrado diminuiu 1,5% na comparação mensal, mas melhorou 12,5% em relação a agosto de 2018. Isto significa quase meia arroba a menos para a compra da mesma quantidade de milho. 

Para o curto e médio prazos, a expectativa é de que os embarques continuem em ritmo forte em agosto, o que deverá manter firmes os preços do milho no mercado interno.

Nova call to action