Boi

Boi gordo: ‘Com certeza, essa euforia não continua’, diz Tereza Cristina

Segundo a ministra da Agricultura, os preços não serão os mesmos praticados há dois meses, mas devem se normalizar em breve

Ministra da Agricultura, Tereza Cristina, durante solenidade de abertura do 1º Congresso Brasileiro de Gestores da Agropecuária
A ministra afirmou que este é um momento de ajuste para a carne brasileira e para o boi gordo. Foto: Antonio Araujo/Ministério da Agricultura

A ministra da Agricultura, Tereza Cristina, afirmou nesta segunda-feira, 25, que a euforia no mercado do boi gordo não deve continuar. Sobre o aumento do preço da arroba do animal no Brasil, ela explicou que se trata de um momento de equilíbrio da cadeia produtiva, que está exportando mais, e que os preços irão se normalizar em breve.

“A cadeia vive um momento de euforia, mas já, já esse mercado vai se equilibrar. Os preços não serão os mesmos praticados há dois meses, mas, com certeza, essa euforia não continua. É um momento de ajuste da carne brasileira”, disse. Na segunda, ela participou da inauguração de indústrias de farelo de soja e refinaria de óleo do grão em Dourados (MS), desenvolvidas pela Coamo – Agroindustrial Cooperativa.

Tereza Cristina afirmou ainda que aguarda uma resposta do governo dos Estados Unidos sobre a suspensão da importação de carne bovina in natura do Brasil. Na semana passada, a ministra esteve em uma missão nos Estados Unidos e reuniu-se com o secretário da Agricultura, Sonny Perdue.

“É um assunto extremamente técnico. Ele [Perdue] me disse que nos daria em breve uma notícia”, disse.

Em 2017, os Estados Unidos suspenderam as compras de cortes bovinos do Brasil, devido às reações (abcessos) provocadas no rebanho, pela vacina contra a febre aftosa. Em junho deste ano, uma missão veterinária dos Estados Unidos esteve no Brasil para inspecionar frigoríficos de bovinos e suínos.

Os norte-americanos solicitaram mais informações ao governo brasileiro, que já foram enviadas e estão em fase de análise pelos Estados Unidos.
Nova call to action