Boi

4 coisas que você não sabia sobre a raça bovina araguaia

Criador da fazenda Santa Rita, em Torixoréu (MT), Raul Almeida Moraes Neto falou sobre as características do animal

O programa Balcão do Boi desta quinta-feira, dia 13, recebe o criador da fazenda Santa Rita, em Torixoréu (MT), Raul Almeida Moraes Neto, idealizador da raça araguaia. Para adiantar o que será discutido no programa, ele revelou algumas curiosidades sobre o animal. Confira!

1-Foi desenvolvida no Brasil

Foi desenvolvida na região do Araguaia e possui mais de uma década de trabalhos no Brasil. Porém, foi em 2013 que a raça teve a certificação aprovada pela Associação Brasileira dos Criadores de Zebu (ABCZ). Ela também é considerada a primeira raça de corte sem ser 100% zebuína a ser certificada pela associação.

2-É composta de três outras raças

A araguaia é composta de três outras raças: a francesa blond d’aquitaine, a caracu e a nelore. A composição trouxe mais resistência, precocidade produtiva e reprodutiva e adaptação ao ambiente quente e seco do Cerrado brasileiro.

Da raça blond d’aquitaine, o animal incorporou o aumento da conversão alimentar e musculosidade à carcaça, ocasionando ganhos em rendimento no abate e de carne na desossa.

Do caracu, o animal herdou a rusticidade, a habilidade materna e o aumento da produção de leite, proporcionando bezerros mais pesados na desmama.

Já do nelore, o araguaia aumentou a adaptação ambiental, a resistência aos endo e ecto parasitos, a especialização na produção de carne e terminação da carcaça.

3-Carne de qualidade e sustentável

A carne araguaia se enquadra nos padrões gourmet. Macia, de coloração marcante e com quantidade de gordura moderada, ela satisfaz a crescente demanda por carnes magras. Além disso, a produção é considerada sustentável.

“O animal é tão produtivo que leva menos tempo para ser produzido, e exerce menor pressão sobre recursos naturais, como o solo e água. Além disso, a raça emite menor quantidade de gases poluentes, então a relação de emissão e captura de CO² é positiva”, explica Neto.

4-Precocidade sexual e de terminação

Segundo Raul, as novilhas com 14 meses já estão aptas para estação de monta. Além disso, e os animais têm uma taxa de conversão alimentar entre 25% a 30% superior do que a média nacional.