Aves e Suínos

México habilita 26 plantas frigoríficas do Brasil a exportar carne de frango

A liberação das unidades é resultado de uma missão de auditoria realizada por autoridades mexicanas que aconteceu em agosto deste ano

Foto: Ministério da Agricultura

O México habilitou 26 novas plantas frigoríficas do Brasil para exportar carne de frango. De acordo com o Ministério da Agricultura, a liberação das unidades é resultado de uma missão de auditoria realizada por autoridades mexicanas que aconteceu em agosto deste ano. A medida representa aumento de 130% no número de plantas brasileiras agora aptas a exportar carne àquele destino, que chega ao total de 46.

De janeiro a outubro de 2018, os envios ao país somaram US$ 138 milhões, ante US $ 185 milhões em 2017. “A expectativa é que a habilitação de novas plantas permita a retomada da tendência de ampliação nas exportações brasileiras de carne de frango para o México”, comentou o secretário de relações internacionais do agronegócio do Ministério da Agricultura, Odilson Silva.

O México produz 3,9 milhões de toneladas de carne de frango por ano e importa mais 640 mil toneladas, ou 13,4% do seu consumo. Os principais fornecedores são Estados Unidos, Brasil e Chile.

Além dos resultados obtidos no que se refere às plantas de carne de frango, está sendo discutida a vinda, ainda em 2018, de outra missão mexicana ao Brasil – desta vez para avaliar a ampliação do número de estabelecimento habilitados a exportar carne bovina termoprocessada.

Otimismo no setor

A habilitação das plantas deve resultar em efeitos positivos já nas exportações de 2019, acredita o presidente da Associação Brasileira de Proteína Animal (ABPA), Francisco Turra.

O executivo informou, em nota da entidade, que o mercado mexicano teve “crescimento exponencial” nas compras de carne de frango brasileira em 2018. “A sinalização é de um cenário ainda mais demandante no próximo ano, o que deve influenciar o saldo geral das exportações do Brasil”, disse Turra. Entre janeiro e outubro deste ano, o México importou 95,5 mil toneladas, volume 8% superior às 88,5 mil toneladas embarcadas no mesmo período de 2017.

A ABPA citou que as 26 plantas estão no Paraná, Santa Catarina, Rio Grande do Sul, Minas Gerais, Goiás e Distrito Federal e pertencem às empresas Coasul, Copacol, Somave, Bello Alimentos, GT Foods, Aurora, Frangos Granjeiro, Frangos Pioneiro, Jagua Frangos, Seara, BRF, Nova Araçá, Agrosul, Nutriza, São Salvador, Pif Paf, Dip Frangos, Safrio e Vapza.