Aves e Suínos

Mato Grosso assina primeiro seguro avícola do mundo

A iniciativa beneficiará produtores em caso de eventuais focos de influenza aviária e doença de Newcastle

frango, aves, granja, mato grosso
Segundo diretor da ABPA, depois de Mato Grosso, outros estados devem aderir ao seguro, que é válido para todo o Brasil. Foto: Ascom/Seagro

Após quase uma década de estudos e negociações, a avicultura brasileira passa a contar a partir desta terça, 29, com um seguro contra eventos sanitários. A iniciativa é inédita no mundo e Mato Grosso é o primeiro estado a aderir.

Criado com o objetivo de garantir fundos privados de defesa sanitária para indenização, o termo de seguro assinado pela Associação Brasileira de Proteína Animal (ABPA) e pela Associação Mato-grossense de Avicultura (AMAV) beneficiará produtores mato-grossenses frente a eventuais focos de influenza aviária e doença de Newcastle.

De acordo com o diretor de relações institucionais da ABPA e um dos idealizadores do seguro, Ariel Antônio Mendes, único entre os grandes países produtores a nunca registrar influenza aviária em seu território, o Brasil terá no seguro um instrumento de transferência de riscos dos produtores, reduzindo as contribuições e incrementando a capacidade financeira dos fundos indenizatórios hoje existentes no Brasil para ocorrências sanitárias.

“A existência de recursos com este objetivo é fundamental para a rápida recomposição do polo de produção em eventuais ocorrências sanitárias. Também é importante para reforçar as boas práticas sanitária, além dos protocolos de prevenção. Após a adesão de Mato Grosso, outros estados deverão aderir ao seguro, que é válido para todo o Brasil”, ressalta Mendes.