Aves e Suínos

Frango: Paraná abate 612 milhões de aves em 4 meses, volume recorde

Segundo dados do Sindiavipar, o número supera em 2,5% o melhor índice anterior, de 2018, quando o setor registrou 597,1 milhões de animais abatidos

frangos em granja
Foto: Lucas Scherer Cardoso/Embrapa

A avicultura paranaense registrou seu melhor primeiro quadrimestre em abates da história, atingindo 612,2 milhões de frangos no período, segundo dados do Sindicato das Indústrias de Produtos Avícolas do Estado do Paraná (Sindiavipar). O número supera em 2,5% o melhor índice anterior, de 2018, quando o setor registrou 597,1 milhões de aves abatidas.

Somente no mês de abril, foram realizados 151,6 milhões de abates, melhor marca no quarto mês de um ano, também 2,5% superior ao mesmo período do ano passado.

Segundo o presidente do Sindiavipar, Domingos Martins, os números reforçam a confiança das indústrias avícolas no crescimento das exportações. “Temos uma base sólida para conseguir atender a demanda do mercado, com forte presença tecnológica e uma produção de insumos que consegue manter nossa produção em ritmo acelerado durante todo o ano. Prova disso é que em abril exportamos 38% de todo frango embarcado pelo Brasil”, avalia o presidente do Sindiavipar, Domingos Martins.

Exportações

De acordo com dados da Secretaria de Comércio Exterior (Secex) do Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior (MDIC), o Paraná registrou 29% de crescimento em suas exportações de carne de frango no mês de abril em comparação ao mesmo período de 2018, embarcando 124,7 mil toneladas ante 96,6 mil toneladas. No acumulado dos quatro primeiros meses, o estado embarcou 478,7 mil toneladas, número 1,3% superior ao registrado no quadrimestre inicial do ano passado (472,5 mil toneladas).

Ainda de acordo com os dados da Secex, as receitas obtidas pelas exportações do estado neste quadrimestre somam US$ 750,3 milhões, com o Paraná tendo a participação em 38,45% de todo o volume frango embarcado pelo Brasil neste período. A líder de importações do produto paranaense é a China, com 74,6 mil toneladas recebidas nos quatro primeiros meses de 2019.

Nova call to action