Aves e Suínos

Frango: Mercosul poderá exportar 180 mil toneladas por ano para União Europeia

Segundo a ABPA, o setor de proteína animal do Brasil viverá um novo momento, com o aumento dos embarques para um dos mercados consumidores mais relevantes

carne de frango
Foto: Cidasc

O Mercosul poderá exportar 180 mil toneladas de carne de frango por ano para a União Europeia, informa a Associação Brasileira de Proteína Animal (ABPA). “O volume acordado é expressivo, suficiente para que o Brasil mantenha sua posição com parceiro em prol da segurança alimentar europeia” ressalta o diretor-executivo da entidade, Ricardo Santin.

A ABPA comemorou o acordo entre os blocos econômicos, firmado nesta sexta, dia 28, após 20 anos de negociação. Além da carne de frango, a parceria também definiu a viabilização de embarques para carne suína e ovos processados brasileiros para o bloco europeu. “Há pelo menos meia década o Brasil realizava investidas para embarcar estes produtos para a UE”, informa a entidade.

De acordo com a associação, 2019 marca um novo momento para o setor de proteína animal do Brasil, com a possibilidade de embarcar um fluxo maior para um dos mais relevantes mercados consumidores globais. “Ao mesmo tempo, o acordo pontuará critérios mais justos e transparentes nos negócios entre os dois blocos”, exalta Francisco Turra, presidente da ABPA.

Acordo diminui impostos de vinho e chocolate da União Europeia e isenta lácteos