Aves e Suínos

Avicultura: alta da produção de grãos gera expectativa de custo menor

Intensificação do escoamento da carne de frango aos mercados internacional e brasileiro também é aposta do setor

Foto: Jonas de Oliveira/ANPr

Depois de um ano de desafios para o setor, o mercado aguarda uma recuperação em 2019. Segundo o Centro de Estudos Avançados em Economia Aplicada (Cepea), as perspectivas positivas estão baseadas no possível menor preço dos principais insumos utilizados na atividades, como o milho e farelo de soja e na intensificação do escoamento da carne de frango aos mercados internacional e brasileiro.

Quanto aos insumos, a Companhia Nacional de Abastecimento (Conab) indica elevações na produção tanto para o milho quanto para o derivado da soja, o que pode diminuir as cotações e reduzir os custos de produção do avicultor.

Além disso, a demanda interna deve se aquecer, influenciada pela expectativa de crescimento econômico. O Boletim Focus, que é um relatório publicado pelo Banco Central com projeções sobre a economia, indica que o Produto Interno Bruto (PIB) do Brasil deve aumentar 2,55% neste ano.

Para o mercado internacional, o Departamento de Agricultura dos Estados Unidos (USDA) indica que as exportações de carne de frango devem registrar elevação de 2,4% entre 2018 e 2019.

Preço da carne de frango deve subir 12%; agroindústria aposta em maior consumo