Aves e Suínos

Arábia Saudita: embargo atinge apenas 5 plantas exportadoras, diz ABPA

De acordo com a associação, atualmente 58 unidade são habilitadas a exportar para o país do Oriente Médio, mas somente 30 estavam embarcando produtos efetivamente

frango
Foto: Canal Rural

A Associação Brasileira de Proteína Animal (ABPA) informou nesta terça-feira, dia 22, que o descredenciamento, pelo governo da Arábia Saudita, de indústrias de carne de frango do Brasil atinge apenas cinco unidades frigoríficas que exportavam ao país. “Atualmente, 58 plantas são habilitadas pelo Ministério da Agricultura brasileiro a exportar, mas somente 30 estavam embarcando produtos efetivamente. (Entre as 30) A Arábia Saudita mantém a autorização de exportação de 25 plantas”, explica a ABPA em nota.

A entidade reafirmou que as empresas autorizadas constam de uma lista divulgada pelas autoridades sauditas. “As razões informadas para a não-autorização das demais plantas habilitadas decorrem de critérios técnicos e, portanto, planos de ação corretiva estão em implementação para a retomada das autorizações.”

A ABPA afirma estar em contato com o governo brasileiro para que sejam resolvidos os eventuais questionamentos e incluídas as demais plantas. “Além disto, as plantas que hoje não estão habilitadas contarão com o apoio do ministério para obter a autorização para exportar a este mercado”, informou a associação.

Quem continua exportando?

Quinze plantas de carnes da BRF e da JBS continuarão habilitadas a vender para a Arábia Saudita – sendo três da BRF; quatro da SHB Alimentos (que pertence à BRF); duas da JBS Aves e seis da Seara Alimentos (que são da JBS).

Da BRF, continuam habilitadas as plantas de Dourados (MS); Capinzal e Videira (SC). Da SHB, as plantas de Dois Vizinhos e Francisco Beltrão, no Paraná; Buriti Alegre (GO), e de Nova Mutum (MT). Já da JBS Aves estão na lista as unidades de Passo Fundo e Montenegro, no Rio Grande do Sul. Por fim, da Seara continuam podendo exportar para a Arábia Saudita as plantas de Brasília (DF), Campo Mourão (PR), Itaiópolis, Itapiranga e Ipumirim, em Santa Catarina, além da unidade paulista de Amparo (SP).

Além dessas empresas, constam também na lista de exportadores para a Arábia Saudita os frigoríficos Vibra Agroindustrial, nas plantas de Itapejara do Oeste e Pato Branco, no Paraná, e Sete Lagoas (MG); DIP Frangos, de Capanema (PR), Jaguafrangos, de Jaguapitã (PR); Frigorífico Nicolini, de Garibaldi (RS); Zanchetta Alimentos, de Boituva (SP); Bello Alimentos, de Itaquiraí (MS); Frigorífico Nova Araçá, de Nova Araçá (RS), e Lar Cooperativa Agroindustrial, de Matelândia (PR).

Nova call to action