Aves e Suínos

Frango: associação de SC projeta maior oferta após suspensão saudita

De acordo com a entidade, alguns estados devem ter excedente interno do produto e será preciso buscar novos mercados para o produto brasileiro

frango
Foto: Ministério da Agricultura

Após a suspensão de importação de carne de frango brasileira imposta pela Arábia Saudita, a Associação Catarinense de Avicultura (Acav) afirmou que alguns estados devem ter oferta interna excessiva do produto que antes era destinado à exportação.

Diante disso, a entidade ressalta a importância de buscar novos compradores para a carne de frango brasileira. “Nesse cenário, torna-se urgente a abertura de novos mercados em uma ação coordenada do setor privado com os ministérios da Agricultura e das Relações Exteriores”, informou em comunicado.

A Acav ainda recomenda o envio de uma missão oficial à Arábia Saudita, com representantes da indústria e do governo, para estabelecer negociações que levem à superação do impasse.

Nova call to action

Entenda o caso

A Arábia Saudita, maior comprador de carne de frango do Brasil, suspendeu as importações do produto de cinco frigoríficos do Brasil.

Atualmente, 58 plantas são habilitadas pelo Ministério da Agricultura brasileiro a exportar, mas somente 30 estavam embarcando produtos efetivamente. Entre as 30, o país manteve a autorização de exportação de 25 plantas.

Em nota, a Associação Brasileira de Proteína Animal (ABPA) informou que as razões dadas pela Arábia Saudita para a desabilitação das unidades decorrem de critérios técnicos e que planos de ação corretiva estão sendo implementados para a retomada das autorizações. No entanto, fontes afirmam que a medida poderia ser uma das primeiras barreiras após o presidente Jair Bolsonaro sinalizar a transferência da embaixada brasileira para Jerusalém.

Governo nega que embargo da Arábia Saudita seja retaliação